1485 Views |  Like

Armário cápsula: Passo a passo para montar o seu

O que é o armário cápsula?

O armário cápsula, também conhecido como guarda-roupa inteligente, é aquele que mistura minimalismo com praticidade e sustentabilidade.

Composto apenas por peças que realmente serão usadas, representam nosso estilo e combinam entre si. Além de praticidade na hora de escolher uma roupa, com o armário cápsula, você tem mais organização, facilidade em fazer combinações e melhor aproveitamento das peças que já tem.

Se você está pensando em montar um armário cápsula, aqui vamos dar dicas para te ajudar.

Como montar um armário cápsula?

Montar um armário cápsula significa ter um guarda-roupa altamente
funcional, mas reduzido em quantidade. E, tem muito mais a ver com o que você gosta de usar. Ou seja, você só mantém em seu armário
peças que realmente precisa, gosta e usa de verdade. Para isso, vale a pena seguir alguns passos.

Vamos lá!

1- Faça uma triagem das peças que você tem


O pontapé inicial pode ser dado realizando uma tarefa simples: observe as roupas que você tem em seu armário. Analise e retire do guarda-roupa itens que não são usados há mais tempo e também aqueles que nunca foram usados (sabemos bem que essas peças existem rsrsrs).

 

2- Considere as atividades do seu dia a dia

Pense no seu ambiente de trabalho, bem como nas atividades que exerce, além de exercícios físicos que pratica e o que gosta de fazer nos momentos de lazer. Esses tópicos vão te ajudar muito a selecionar as peças do seu armário cápsula.

3- Busque conhecer qual é o seu estilo

Seu estilo é mais romântico? Casual? Clássico? É muito importante saber qual é o seu estilo na hora de escolher as roupas que vão ficar no seu guarda-roupa. Afinal, o armário cápsula deve estar de acordo com a sua personalidade e atividades que tem. Então, a busca do autoconhecimento pode ajudar muito nesse momento! Busque conhecer e definir o seu estilo pessoal, quais peças representam você e as roupas que mais gosta de usar. Afinal, se conectar com o seu próprio estilo e conhecer melhor suas preferências, será essencial para fazer escolhas de moda mais certeiras no seu dia a dia.

5- Conheça seu tipo de corpo


Você sabe qual é o seu tipo de corpo (corpo ampulheta, retângulo, oval, triângulo ou triângulo invertido)? Sabe quais são as peças que ajudam a valorizar ainda mais as suas formas? Além de bonitas, é preciso ter peças que sejam funcionais, modernas e que também valorizem o seu tipo corpo. Conhecer o seu corpo e aprender a identificar o que mais gosta fará toda a diferença na hora de comprar roupas que valorizem suas formas.
6- Defina uma quantidade de peças


O mais básico que temos que saber sobre o guarda-roupa cápsula é que para montá-lo vamos escolher uma quantidade limitada de peças. Mas, quantas peças são necessárias para montar um armário cápsula? Na realidade, não existe uma regra. O ideal é pensar em um número enxuto, com peças de roupa que combinem entre si e que você ama vestir. Alguns especialistas sugerem um número de 33 peças para serem usadas por 3 meses, por exemplo. Mas, você pode definir o seu próprio número, desde que as peças sejam funcionais e permitam a maior quantidade de combinações entre si.
7- Busque referências


Dicas e referências de como usar aquilo que você gosta podem te inspirar nessa seleção de peças e em formas diferentes de usá-las. Por exemplo, se você ama vestido e também ama tênis, procure formas de fazer essas peças funcionarem juntas.
8- Mantenha a organização


Depois de escolher suas peças, lembre-se de manter sempre seu armário cápsula organizado, assim garante que está usando tudo o que tem e, caso não esteja, sabe o que pode eliminar do guarda-roupa.

A marca KAPSULI+ é inteiramente pensada e estruturada na teoria de armário cápsula, e suas 20 peças da coleção podem gerar mais de 100 looks. Se você gosta desse conceito, vale a pena conhecer as peças da marca e todas as possibilidades que elas nos dão.

Beijos,

Carol Kerbidi