617 Views |  Like

Entenda o conceito de armário cápsula e monte o seu!

Já teve aquela sensação de ter uma roupa que fica tão bem em você que dá vontade que todas as suas peças fossem iguais a ela? Ou, ainda,  já abriu o guarda-roupa (que estava cheio de peças rsrs) mas parecia não ter nada para vestir?

>> Você não está sozinha! Muitas mulheres passam por isso.

E, aqui, vai um segredinho: Ter um armário cheio de peças nem sempre significa ter looks incríveis! Talvez, porque ele não tenha sido planejado para ser funcional.

São muitas as atitudes que levam a isso: compras por impulso; peças que marcam estações, mas que, depois, você não consegue usar de jeito nenhum; querer ter todas as peças básicas de um guarda roupa feminino que não conversam entre si e etc.

Mas, e se você conseguisse ter apenas peças que realmente ama 💜 (e usa) e pudesse fazer combinações entre elas, montando mais de 100 looks? 😮

Isso é possível! E, hoje, queremos falar com você sobre essa maravilhosa tendência que é o Armário Cápsula.

Se você quer saber o que é Armário Cápsula e como montar o seu, vem com a gente!

O que é um Armário Cápsula, afinal?

O armário cápsula (ou guarda-roupa em cápsula) é um método que consiste em criar uma base de roupas versáteis, que amamos e que se complementam. Assim, é preciso escolher uma quantidade limitada de peças para vestir, durante um determinado tempo, e apenas ir fazendo combinações com as peças existentes.

O conceito de Armário Cápsula surgiu na década de 70 e foi definido pela primeira vez por Susie Faux, ao notar  que as pessoas (principalmente mulheres) estavam investindo muito em vários itens de moda que – muitas vezes – não eram bem feitos, não se encaixavam direito em seus corpos e que, provavelmente, estariam “ultrapassados” no ano seguinte.

Faux percebeu, então, que era preciso simplificar o guarda-roupa com peças sob medida de alta qualidade que poderiam ser combinadas entre si.

Surgindo, assim, o conceito de Armário Cápsula: que se tratava de uma coleção de peças básicas e atemporais que poderiam durar por bastante tempo e, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual.

Apesar de ainda ser pouco conhecido no Brasil, o armário cápsula é extremamente relevante e importante no atual cenário mundial – e também da moda, em que tanto se fala em consumo consciente. Afinal, ele está especialmente relacionado à busca por um maior autoconhecimento e, consequentemente, menos consumismo.

Como o momento é de repensar a nossa relação com o consumo, o que a tendência do armário cápsula nos mostra é que é possível montar um guarda-roupa básico, inteligente e que tenha o seu estilo, sem que isso pese tanto no seu bolso ou no espaço que você tem disponível.

É tudo uma questão de ter consciência sobre o que você tem no seu armário, do que realmente gosta e precisa e de como usar – da melhor maneira –  as peças que estão ali.

Um dos princípios do Armário Cápsula é tentar, ao máximo, evitar aquelas peças baratinhas e quase descartáveis e investir em peças de boa qualidade. Claro que você pagará mais caro por cada peça. Mas, a longo prazo, você perceberá que valerá a pena não precisar sair em busca de substituições a cada temporada.

Quais são as vantagens de montar um armário cápsula?

Para começar, em um armário cápsula você escolhe a dedo suas peças e só mantém aquelas que realmente usa! Então, fica fácil gostar do que você tem! Além disso, há outras vantagens que ele pode te proporcionar:

#1 Praticidade na hora de escolher uma roupa:

Quando você sabe exatamente o que tem e o que vestir, isso torna seu cotidiano mais prático, evitando aquela pergunta clássica e o estresse que vem junto com ela: “com que roupa eu vou?”

#2 Melhor aproveitamento das peças que já tem:

Muitas vezes temos roupas no armário que nem sequer tiramos a etiqueta, compramos por impulso e elas ficam paradas sem uso.

#3 Facilidade em fazer combinações:

Ao limitar o número de peças e sabendo as possíveis combinações que elas permitem, escolher o look parece um truque de mágica!

#4 Mais espaço e organização no armário:

Um sonho:Ter espaço suficiente para guardar T-U-D-O. Já pensou? Com um armário cápsula, você possui uma quantidade limitada de peças, mas pode montar looks variados, fazendo combinações entre elas. Assim, é possível otimizar espaço e manter tudo muito organizado.

Armário Cápsula: como montar o seu

O primeiro passo é entender que o armário cápsula não precisa ser montado, necessariamente, com uma paleta de cores neutras, como preto, branco ou bege, por exemplo.

Na verdade, o guarda-roupa em cápsula significa um armário altamente funcional, mas reduzido em quantidade. E, tem muito mais  a ver com o que você gosta de usar. Ou seja, você só mantém em seu armário peças que realmente precisa, gosta e usa de verdade.

Então, vamos lá! Afinal, montar um guarda-roupa em cápsula não precisa ser uma tortura.

Para começar, esvazie o armário, olhe, experimente e avalie cada peça. Se não servir, não tiver sido usado em três meses ou não for amado, retire da sua coleção. Doar ou vender são ótimas opções.

Então, vamos a algumas regrinhas:

1 – Conheça o seu estilo:

É muito importante saber qual é o seu estilo (Moderna? Clássica? Romântica?) na hora de selecionar as suas peças. Afinal, o guarda-roupa cápsula deve estar de acordo com a sua personalidade e atividades que tem. Então, a busca do autoconhecimento pode ser fantástica nesse momento!  Empenhe-se em identificar, permita-se experimentar para conhecer e definir o seu estilo pessoal e as roupas que mais gosta de usar.

2- Foque em qualidade e funcionalidade:

Avalie a versatilidade de cada peça e opte por peças personalizadas de alta qualidade que durarão por muito tempo.

3- Prefira padrões e formas clássicas:

Cortes clássicos são atemporais.

4- Crie o máximo de combinações possíveis:

O ideal é que cada peça do guarda-roupa combine com, pelo menos, mais duas outras peças, para render mais possibilidades de composições. Vale pensar que quanto mais peças combináveis, melhor.

5- Defina um esquema de cores para facilitar as combinações

Preto e cores neutras como branco, cinza ou marinho, por exemplo, combinam melhor entre si e permitem mais variações. Mas nada impede de investir em outras cores. Mesclar cores básicas com cores fortes e até apostar em estampas é permitido!  Afinal, você pode ter um armário muito alegre e, ainda assim, estar no conceito cápsula. O importante é que ele reflita o que você é!”

6- Complemente com outras peças:

Após escolher as peças básicas, coloque alguns itens de cores mais vibrantes, peças mais atuais – de estação – ou que combinem com o clima.

Mas, aí, você se pergunta: ok! tudo muito legal e prático, mas será que isso tudo funciona para um guarda-roupa plus size?

Armário Cápsula X Plus Size

Nunca se falou tanto em empoderamento, autoaceitação e sobre a importância de rever padrões e referências, não é mesmo?

E, não tem nada mais libertador do que poder “ser o que você é”!

Por isso, queremos te mostrar que é possível fugir dos padrões impostos e criar seu próprio estilo.

Apesar de estar se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, sabemos o quanto o mercado da moda plus size ainda é precário e carente de marcas profissionais, conceituais e coerentes.

Principalmente, quando se trata de estilo e qualidade, as opções não são muitas.

Mas, a boa notícia é: agora, você pode montar um guarda-roupa cápsula plus size inteligente, bonito e funcional com peças coringas para criar vários looks incríveis!

Pensando em ampliar o leque de possibilidades para o público plus size, com a  preocupação de juntar estilo e funcionalidade em peças de alta qualidade (tecido e acabamento), eu criei a KAPSULI+.

A cada coleção criamos apenas 20 peças, que, com uma essência versátil, podem se  transformar em mais de 100 looks. Abaixo você confere algumas possibilidades:

Segue abaixo o site e as redes sociais da marca para você ver como é possível criar um guarda-roupa cápsula plus size e se vestir com estilo, modernidade e conforto!

Site: www.kapsuliplus.com.br

Instagram: @kapsuli_plus

Facebook: @kapsuliplus

Beijos,

Carol Kerbidi

Texto via Blog KAPSULI+