2006 Views |  1

Você é muito gorda para usar vestido!

Quem aí nunca escutou alguma frase repreensiva? Você é gorda pra isso, magra pra aquilo, velha para isso, nova para aquilo. Ouvimos esse tipo de frase todos os dias e damos aos outros o direito de mostrarem as direções “corretas” das nossas vidas. Será que isso nos faz bem?

Natália Florêncio, nossa seguidora, resolveu dar um basta nisso aos 27 anos! Para alguns parece muito tarde, mas penso que sempre é tempo.

Ela desde os 6 anos está com o peso acima dos limites considerados normais e, já ali, ouvia comentários sobre essa característica.

Foram inúmeros encontros e desencontros e em um desses desencontros que, diga-se passagem, sempre foram a maioria, ouviu lá na época da infância ainda que não poderia usar vestido. As razões que lhe davam eram várias! Primeira: porque era gorda e gorda não fica bonita de vestido; segunda: porque suas pernas são muito brancas e ficam feias de vestido; terceira: porque tem as coxas grossas e  usar  vestido deixava as celulites ainda mais em evidência. Natália acreditou nas opiniões alheias e qual adolescente não acreditaria, não é mesmo?! Assim, o tempo foi passando, seus shorts foram se tornando cada vez mais compridos e ela se viu definitivamente presa às calças jeans. Sim! Ela usava esse look para todos os eventos de sua vida.

Aos 27 anos,  quebrando todos os paradigmas, experimentou um vestido e tomou gosto pela coisa. Claro que não foi tão fácil assim. São anos de terapia, mesmo sendo psicóloga (eles fazem terapia também rsrsr). Anos de desconstruções e construção de um novo ser. Anos de atualização de uma nova visão sobre o seu corpo, anos aprendendo a se aceitar e a se amar como é.

Bem, hoje ela se considera curada do trauma do vestido, aprendeu a se permitir, usar vestidos e saias e a se sentir linda com essas roupas! Mas são marcas, cicatrizes que vão ficar para sempre em uma gaveta da memória.

Natália foi um grande exemplo para mim, principalmente com relação à nossa responsabilidade pelo que falamos com as crianças e adolescentes. Como isso pode causar traumas de difícil reversão em suas vidas adultas.

Se eu tivesse que te dar um conselho hoje, seria: nunca desvalorize a imagem de uma criança!

Já a Natália, deixa um outro conselho para vocês! Segundo ela, se você quer se presentear com alguma coisa, se dê de presente ACEITAÇÃO! Porque se aceitar torna a vida mais leve, doce e feliz.

Adorei saber um pouco da vida da Natália! Em uma semana que alguém disse que gorda não pode usar vestido branco, esse relato casou direitinho com as reflexões que estamos fazendo, não é mesmo?

 

Os looks são da Coisa e Tal…

Beijos

 

Carol Cyrne