889 Views |  Like

Sobre corpos perfeitos: uma mensagem para a mídia!

Olá garotas,

Vamos falar sério! Estava fazendo umas comprinhas de legumes e frutas nessa manhã e, ao caminho do caixa, me deparei com a Paolla Oliveira em uma capa da Marie Claire declarando em maiúsculas gritantes “CANSEI DE DIETAS. NÃO QUERO MAIS CORPO PERFEITO”.

Na mesma hora minha mente me levou para o quarto de Paola Oliveira, imaginando ela em frente ao espelho, dizendo “eco, olha essa barriga chapada, que horrível, e essa bunda redonda, argh, não vejo a hora de me livrar disso.” Enfim, a curiosidade falou mais alto e levei a revista para casa.

Três pontos me chamaram a atenção na reportagem:

  1. Ela conta milhares de fatos interessantes sobre sua vida pessoal e profissional, sendo um deles o reconhecimento que ela teve de um policial brasileiro, que, em um momento de brincadeira, se refere a ela como uma colega de trabalho. Ele se reconheceu em sua atuação, uma maneira fantástica de saber que ela estava fazendo um ótimo trabalho. Legal, né? Mas CLARO que saber sobre o futuro das curvas da atriz é muito mais interessante do que isso, então merece destaque na capa.
  2. A frase completa da atriz foi “Já fiz milhares de dietas. Não quero corpo perfeito. Amo cerveja e não vou abrir mão.” (frase que é repetida 3 vezes no artigo, mas tudo bem). E pelo que me parece, não é o corpo perfeito que ela não quer, e sim não quer mais as privações e o sacrifício, que a deixavam infeliz. O que ela quer é tomar cerveja!
  3. Se ela passar a tomar cerveja ou deixar de fazer dieta, porquê seu corpo deixa de ser perfeito? Ele deixa de funcionar? Ela perde um braço ou um perna? Para mim um corpo perfeito é aquele que te leva onde você quer ir, que te permite realizar seus sonhos de maneira plena, em qualquer tamanho!

São esses abusos de linguagem que me deixam furiosa. Máximas espalhadas por toda mídia: “movimento anti-fitness”, “chega de corpo perfeito”, blá blá blá! Essas coisas dividem ao invés de somar, nos colocam no outro extremo da população, como de fôssemos inimigos. Gordos x magros! Isso NÃO existe.

Não somos contra corpos magros, não somos contra exercícios, não somos contra dietas saudáveis , não somos contra emagrecer, não somos contra cuidar do corpo.

Somos contra isso ser aquilo que nos define. Somos contra nos dizerem que somos menos que perfeitas, pois não nos encaixamos em um padrão que alguém um dia estabeleceu. Somos contra acharem que o mais interessante em nós é o número de nossos manequins.

Estamos lutando por inclusão, democracia, amor! Não dando ao mundo mais um motivo para o ódio!

Com isso, me despeço com um série de imagens de mulheres com corpos perfeitos unidas por um laço de amor e tolerância!

Carol Kerbidi, Carol Cyrne, Mariana e Jamille. 4 corpos, 4 tamanhos, 1 objetivo: Garotas FDP

Débora Fernandes e Pri Naves no projeto #SomosSemRótulos

Candice Huffine e Gigi Hadid – simplesmente modelos!!!!

Ashley Graham e amiga na campanha Swimsuitsforall

Beijos,

Carol Kerbidi