1159 Views |  Like

DIY: Como fazer uma calça clara destroyed

Olá garotas,

Vamos falar moda? Para aqueles que já vem me seguindo, já sabem que quando eu idealizo um look, eu corro atrás dele até o final, a ponto de customizar tudo, para ficar do jeito que eu quero. Então misturo minhas tesouras, colas, miçangas, linhas e agulhas a um pouco de criatividade e consigo criar algo bem legal e único. Muitos dizem que isso é um dom, mas na verdade é só costume mesmo. Tem que ter coragem para por a mão na massa e vontade de criar. A parte técnica, essa eu explico aqui.

Nesse post eu vou ensinar para vocês como fazer uma calça destroyed de lavagem clara.

Essa foi a peça que idealizei para compor o look do Fashion Weekend Plus Size 2016, nosso primeiro evento do blog e batismo de fogo.

img_1917

Eu queria uma calça clara destroyed, mas para variar não encontrava em lugar nenhum. A coisa mais próxima que encontrei foi essa calça da Forever 21:

untitled-design(as lojas de Belo Horizonte e Campinas tem parte dedicada a Plus Size)

Então o jeito foi dar meu jeito mesmo. Ela já é uma calça clara, mas achei seu azul uniforme um pouco sem graça, aí decidi manchá-la um pouco. Se quiser o mesmo efeito, separe sua água sanitária, uma escova de lavar roupa e um pote, indico usar luvas, se não quiser que suas mãos fiquem com aquele cheiro “agradável”pelo resto do dia.

img_1761

Se quiser um efeito mais leve, misture a água sanitária com um pouco de água, mas se quiser bastante contraste, use-a pura. Molhe a escova no produto e vá passando aleatóriamente no tecido da calça, fazendo o desenho que quiser. Eu quis que ficasse mais claro no centro das pernas, então passei a escova reta, nas direções norte e sul.

img_1762

Deixe secar e veja se ficou do jeito que queria, caso ainda não tenha chegado do sei jeito, continue passando a escova com água sanitária onde desejar. Se quiser em ambos os lados, repita o procedimento na parte de trás.

Depois que chegar do jeito que quiser, lave a calça para tirar o excesso de produto. Quando estiver bem seca, passamos para a segunda etapa: destroyed.

Existem duas técnicas que dão efeitos distintos. Nessa calça eu usei um pouco das duas.

A primeira técnica, você precisa de uma tesoura (afiada) e pinça. Você começa fazendo cortes mais certinhos, permitindo preservar as linhas horizontais da calça, podendo criar até alguns desenhos geométricos, ao brincar com a trama. Faça cortes paralelos do tamanho que desejar na horizontal. Se se sentir insegura, use um lápis para marcar levemente onde vai cortar, como eu fiz.

img_1787

img_1791

img_1792

Os cortes devem ser feitos aos pares e uma vez feitos todos os cortes desejados, pegue uma pinça para passarmos para a próxima etapa. Você vai puxar os fios verticais da trama, um a um, deixando apenas os fios horizontais.

img_1794

img_1793

img_1795

Caso queira criar algum detalhe, é só não tirar todos os fios, como a foto acima.

Uma vez tirados todos (ou quase todos) os fios verticais, você já terá uma calça destroyed sensacional, mas se quiser complementar, como eu fiz, partimos para o seguindo efeito. Esse é criado com uma faca de serra pequena. A usamos para puir o tecido, criando buracos menos certinhos, sem muita estrutura.

img_1801

Posicione a serra para baixo, tocando o tecido, apoioado em uma mesa, e comece a fazer um zig zag bem forte, como se quisesse serrar a roupa ao meio. É preciso muque para fazer essa técnica, pois temos que aplicar muita força no zig zag e os buracos vão se abrindo de forma lenta e gradual. Por isso eu gosto de usá-la só para finalizar, criando pontos de tecido puidos, e até mesmo puindo as beiradas dos cortes que já fiz na técnica anterior, para tirar a sensação retinha do efeito.

img_1803-1

img_1802

Ah e não se esqueça de ter muito cuidado com os dedos, senão acaba indo para o evento de band-aid (como eu) 🙁

img_1806

O efeito final é bem legal e apesar de ter idealizado a calça para um evento específico, acabou virando um de meus queridinhos de meu guarda roupa:

garotas-fdp_como-fazer-jeans-destroyed-plus-size

E você, quer uma calça destroyed e não encontra para comprar? O que está esperando? Vem se divertir um pouco fazendo sua própria customização.

Beijos,

Carol Kerbidi