1161 Views |  Like

Um salve para as lojas de departamento!

Se há uma pergunta que me deixa mais pensativa do que tudo nessa vida é a seguinte: “Que tamanho você veste?”

Teoricamente meu tamanho é 46, pelo menos eu acho que é. Mas aqui em casa tenho uma saia 42, que juro que me serve, uma calça 44 que entra mas fica justa, várias  calças 46 e uma 48. Isso é só um exemplo de como as confecções brasileiras não seguem nenhum padrão, mas falarei disso oportunamente.

Bom, voltando ao tamanho 46, normalmente os estabelecimentos para destinados ao público “padrão” comercializam peças que vão do 34 ao 42, ou no máximo 44. Às vezes as vendedoras falam assim comigo: “Tenta vestir essa 44, tenho certeza que vai servir, pois a confecção é grande!” Eu logo penso: “Se eu vestir isso aí, não sei quem vai conseguir me tirar de lá de dentro!”

Salvo exceções, nas lojas especializadas em tamanhos plus size, geralmente as roupas vão do 48 ao 54. Muitas vezes vendem um 46 gigantesco que cabem 2 Carolinas lá dentro. Então me pergunto: O que eu sou? Muito gorda para as lojas “normais”, e muito magra para as lojas plus size? Nessas horas concluo pertenço a outro planeta, o planeta 46!

Para a minha alegria,  as lojas de departamento foram inventadas, talvez nesses planetas 46. São aquelas onde você pode andar sem ser incomodada, pegar suas peças e ir ao provador, à exceção é claro da grande oferta de cartões das mesmas.

Nelas eu encontro com certa facilidade peças do meu tamanho, e com uma qualidade que vem melhorando a cada dia, principalmente porque  algumas grifes estão produzindo coleções especiais para essas lojas, à exemplo da C&A e Riachuelo.  Nessas duas citadas há opções de numerações 46 , 48 e às vezes até 50.

Na foto de chamada, minha blusa animal print é da Riachuelo e vejam abaixo esse vestidinho fofo composto com casaquinho da C&A.

 

carolcyrne-garostasfdp-salvelojasdepartamentocea

Nas lojas físicas da  Renner também se encontram essas numerações, mas na loja online há a fantástica Ashua onde há numeração do 46 ao 54. Fiz uma compra lá e deu certo, o 46 era 46 mesmo! Vejam o look nas foto abaixo.

carolcyrne-garostasfdp-salvelojasdepartamento-ashua

 

As Pernambucanas também estão vindo com tudo para o mundo plus size. As peças têm tido ótima reputação entre as principais blogueiras, principalmente por serem modernas, jovens e irreverentes, como essa linda jaqueta jeans da Mariana Cyrne.

mariana-garostasfdp-salvelojasdepartamento

 

No último sábado ( 24 de Setembro), visitei uma das lojas físicas da Marisa e pude ver boas peças principalmente jeans, plus size.  Nessa loja também encontramos numeração até o 54, e há as vendas online (meu atual vício). Vejam que charme essa T-shirt que a Carol Kerbidi comprou.

carolk-garostasfdp-salvelojasdepartamento-marisa

No Brasil ainda temos a queridinha Forever 21 gosto muito das peças e acessórios da loja. Certo que são um pouco mais caras que a média das  lojas de departamento brasileiras, mas acho que compensam o preço. A Jamille e a  Carol Kerbidi por exemplo, produzem looks maravilhosos com as roupas de lá. Infelizmente ela não possui loja online mas como adoro fazer esse tipo de compra, procuro muitos itens deles na enjoei .

jamille-garotafdp-salvelojasdepartamento

 

carolkerbidi-garostasfdp-salvelojasdepartamento

Sabemos que a moda plus size ainda  é cara, principalmente nas lojas especializadas, assim, o aumento das vendas de peças com tamanhos grandes nas lojas de departamento tende a democratizar a moda. Então, com as com as compras certas, podemos montar looks fantásticos gastando pouco.

Também sabemos que os manequins acima do 48 principalmente, são  pouco representados, não só nessas lojas mas em muitas outras.  Mas precisamos concordar que já demos alguns passos em direção ao empoderamento e de alguma forma as lojas têm nos ouvido, ainda que baixinho, então gritemos todos os dias para que cada vez ouçam mais nossas vozes!

Sim, tenho certeza que um dia como diz Caroline Kerbidi seremos “apenas mulheres”, sem distinção de plus ou não plus e poderemos comprar nossas roupas onde quisermos, pois todas estão comercializando peças do 34 ao 54 ou maiores, já pensaram? Por enquanto ficamos nas boas e velhas lojas de departamento.

Beijos interplanetários!

Por Carol Cyrne